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Giorgio Armani

Especialmente incrível é a história da vida e carreira de Giorgio Armani. Prepare o coração para ler uma daquelas histórias de contos de fadas dos dias atuais. Já menciono no princípio o que está no final desse texto: para ter sucesso não existe idade, existe criatividade e persistência. Coloque aí também os bons contatos.

Já no começo, a alfaiataria sofisticada de Giorgio Armani, que completou 86 anos, em 11/07/2020, fez do estilista um dos mais influentes do mundo. Depois de fundar sua própria grife, em 1975, Giorgio construiu um enorme império que vai muito além da moda, dos perfumes maravilhosos que já experimentamos na Via Moana, e dos cosméticos.

Hoje, o empresário e designer é um dos homens mais ricos do universo fashion, na verdade um dos homens mais ricos do mundo, com um patrimônio  em torno de US$ 9,6 bilhões (Segundo a revista Forbes. Dados consultados em julho de 2019). Se convertido para o real, o último valor ultrapassa os R$ 36 bilhões. Sim, este é Giorgio Armani, bebê. 😉

Armani é o único dono da Giorgio Armani, que reúne linhas como Giorgio Armani (um prêt-à-porter mais clássico); Armani Privé (alta-costura); Emporio Armani (o prêt-à-porter jovem) e A | X Armani Exchange ( linha mais básica e casual).

Giorgio também lançou a Armani EA7 (de roupas de esqui); Armani Colezzioni (de casacos e jaquetas); Armani Junior (para crianças); Armani Casa (de móveis) e Armani Beauty (com maquiagens, cosméticos e perfumes)..aah os perfumes!!! 😊 O italiano também é dono de restaurantes, hotéis, clubes noturnos. Possui lojas de chocolates, flores e um museu próprio – o Armani Silos.

Quer a real? Armani é um visionário que “atirou pra todos os lados” e garantiu, com muito esforço e competência e ganhou super credibilidade e admiração de uma massa de pessoas de todas as idades no mundo. Em outros tempos, poderíamos achar que ele não tinha um foco de trabalho, mas a vida provou que nada é matemática pura e, quando existe um sonho, acontece a mágica da abundância financeira e sucesso pessoal.

Para a moda, sua contribuição foi o minimalismo e um acabamento cheio de elegância. No vestuário feminino, deu um toque “girlboss” e chamou atenção pelos terninhos com silhuetas masculinas, algo inclusive que remete a mesma visão para os ternos que Yves Saint Laurent deu as mulheres. Os terninho de Armani têm o toque da classe e delicadeza da mulher sofisticada. Apesar disso, a marca não deixa a desejar quando se trata de vestidos para a noite. A Armani é impecável em seus cortes e vestidos cheios de detalhes bem femininos.

Mas vamos ao túnel do tempo e voltar um poquinho:o estilista nasceu em 1934, em Placência/Itália. Armani é filho de Ugo Armani e Maria Raimondi, é o irmão do meio de Sergio e Rosanna. Ele cresceu em uma cidade pequena próxima a Milão. Se apaixonou pela medicina e chegou a cursar dois anos, na década de 50, mas abandonou a faculdade para cumprir o serviço militar.

Em Milão, trabalhou como vitrinista, assistente de compras na loja de departamentos La Rinascente, onde aconteceu o seu primeiro contato com a moda. Os anos 60 lhe trouxe um trabalho como designer da linha masculina da grife Nino Cerutti, onde permaneceu por seis anos. Mais tarde chegou a fazer trabalhos como freelancer para outras marcas.

Em 1975, apostou fortemente nos seus instintos e fundou a Armani junto ao agora sócio e companheiro pessoal Sergio Galeotti, em Milão. Galeotti ficou responsável pela parte administrativa enquanto Armani cuidava do setor criativo.

Inovou por abordar o imaginário masculino com uma estética minimalista, enquanto agregou um toque andrógino e forte para a moda. Ou seja, ele desenhava ternos que teoricamente eram restritos aos homens, e dava um toque todo feminino.

Sua primeira loja no EUA foi aberta em 1979. O grande sucesso no país veio após o filme Gigolô Americano (1980), estrelado por Richard Gere, para o qual Armani produziu todo o figurino com lindos ternos. O italiano também foi responsável por alguns looks da série de televisão Miami Vice, transmitida entre 1984 e 1989. Foi o suficiente para estabelecer a marca como símbolo de estilo.

A Armani se tornou objeto de desejo de homens e ficou conhecida pelo menswear (roupas masculinas) com tecidos mais suaves. Para o designer, a elegância está na simplicidade (com cortes confortáveis), característica que o diferenciou de outros colegas de profissão italianos, como Roberto Cavalli e Gianni Versace.

O estilista italiano também foi pioneiro em estreitar o relacionamento com as celebridades. Em 1983, ele montou um escritório em Hollywood com esse objetivo. Suas criações viraram hit e deram pinta nos tapetes vermelhos por anos a fio. O relacionamento com as celebridades ganhou força nas décadas de 1980 e 1990, quando sua grife vestiu nomes como John Travolta, Jodie Foster, Julia Roberts e Michelle Pfeiffer.

A primeira celebridade a levar a grife para o tapete vermelho foi Diane Keaton, no Oscar de 1978. Na ocasião, a artista conquistou a estatueta de melhor atriz por sua atuação em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977). Ela usou um blazer e uma saia longa. Era o novo olhar feminino proposto pelo estilista bem ali, no red carpet mais famoso do planeta.

Ah, uma de suas maiores musas inspiradoras é a atriz australiana Cate Blanchett, embaixadora do perfume Si desde o lançamento, em 2013 (você pode conferir na loja Via Moana o perfume SI que remete às notas de Giorgi Armani 😉). A relação profissional não fica por aí, Cate desfila nos tapetes vermelhos de grandes eventos, usando belos vestidos Armani.

Alicia Keys, Lady Gaga e Camila Cabello são algumas das celebridades que usaram Armani Privé nos red carpets recentemente. As campanhas da Emporio Armani, linha introduzida na década de 1980, já foram estreladas por personalidades como Rihanna e o casal David e Victoria Beckham.

Muito roupas exóticas, usadas pela cantora Lady Gaga, levaram a assinatura de Armani. Ele foi o responsável pela peças da turnês Monster Ball e Born This Way Ball. Aqui ( foto abaixo ) Gaga usa um de seus vestidos no Grammy Awards de 2010. Giorgio também assinou o look dos noivos e de toda a festa no casamento de Tom Cruise e Katie Holmes, em 2006. O ex-casal separado desde 2012.

A Armani é uma das poucas grandes marcas que não foram vendidas aos conglomerados de moda, apesar disso ser uma tendência do setor. Após um desfile da Semana de Moda de Milão, temporada primavera/verão 2016, o estilista disse para a imprensa que não “haverá independência” enquanto ele estiver vivo.

Mesmo sem nunca ter definido um sucessor, Armani determinou que seus sobrinhos serão herdeiros do bilionário patrimônio, uma vez que ele não teve filhos. Pensando no futuro do grupo, ele criou uma fundação para cuidar de sua empresa, em 2016.

Roberta Armani, de 50 anos, é o braço direito do tio Giorgio Armani. É ela quem representa o estilista em todos os eventos a que ele não pode ir e, quando pode estar presente, Giorgio não abdica da companhia da elegante Roberta.

Giorgio Armani completou 87 anos (11/07/2021), com um legado de sucesso na moda e no mundo dos negócios. O legado atemporal de Giorgio Armani, bem como sua carreira de sucesso no mundo dos negócios, faz com que o estilista seja uma verdadeira lenda viva e, como disse no início, sua história deixa uma mensagem inspiradora.

Você se acha distante do seu sonho? Esqueça isso! Quando a marca foi criada, o empresário e designer tinha 41 anos. Isso mostra que o sucesso não depende da idade, mas de ideias criativas e muita dedicação. A hora certa para você correr atrás de realizar seus sonhos, é HOJE! Gostou o amou?
A Via Moana adora contar histórias inspiradoras!

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